domingo, 20 de janeiro de 2013

Três pontos de partida


O projeto O ator em solidão tem três motivações principais. A primeira é criar um espetáculo que possa se aproximar de uma problemática que me interessa de maneira pessoal: a falsa moral de uma sociedade que "aceita" a homossexualidade sempre que ela não seja desvelada. A segunda é experimentar a possibilidade de me liberar das formas já aprendidas de fazer teatro. A última é criar uma peça teatral da minha autoria sem ter que renunciar ao meu ofício de ator. Esses três pontos de partida encontraram eco em três figuras que considero verdadeiras descobertas estéticas: André Gide, Gaston Bachelard e Denise Stoklos.
Gide me deu a inspiração a partir da história de Miguel, um jovem que, depois da morte da sua esposa, decide reunir seus amigos para contar uma intimidade antes oculta. Isto acontece no romance O inmoralista. Também, deu para mim um interesante tratado sobre a homossexualidade (Corydon) e um belo relato erótico (O pombo torcaz) publicado post mortem pela sua filha. Mas, o maior presente de Gide foi o grande estímulo que pode se ler nesta frase da introdução do romance citado: "Na verdade, em arte não existem problemas dos quais a obra de arte não seja suficiente solução".
O segundo autor, Bachelard, foi aquele que me confirmou que a solidão era o caminho certo para minha busca por uma nova forma de criar. A solidão, exaltada de inúmeras maneiras nos seus textos sobre a imaginação, é aquele espaço onde o sonhador encontra o terreno apto para a criação.
A última, a atriz brasileira Denise Stoklos, oferece-me o último impulso. Por que não ser autor de minha própria obra? Por que não posso criar, encenar, interpretar e coreografar meu próprio teatro? Seu teatro essencial me dá essa força.
E vocês, meus leitores? O que acham de tudo isso? Tenho leitores já? A solidão é uma metodologia de criação teatral neste experimento, não um desejo de isolamento. Estão abertas as portas para suas opiniões, recomendações, dúvidas...


3 comentários:

  1. Parabéns pelo belo texto, simples e ao mesmo tempo complexo, pois reflete em cada linha um pouco daquilo que o autor sente e acredita para tua vida.

    ResponderExcluir
  2. Acho que você esta trabalhando três motivações fundamentais para um teatro mais falado e criado por um ator na procura de sua propria voz e seu próprio discurso.

    ResponderExcluir