quinta-feira, 20 de junho de 2013

Oração a São Sebastião

Quem me conhece sabe que não sou católico, nem professo religião nenhuma. Mas não posso negar que fui educado num contexto altamente religioso e que meu gosto pelas ficções começou com duas referências básicas: os contos de fadas e as histórias dos santos. Minhã mãe ganhou várias vezes as olimpíadas bíblicas na sua escola (sim, existiam essas competições). Por isso, sabia muitas das histórias desse livro maravilhoso e de outros relacionados com os dogmas da sua fé. As histórias dos santos são maravilhosas e cheias de façanhas. Nesse sentido, nada diferentes das de fadas, príncipes e dragões (algumas, inclusive, têm esses seres mitológicos também). Pois bem, tudo isto para falar da referência que vocês, leitores, já devem ter percebido: São Sebastião.
Ele chegou no meu processo por ser ícone da comunidade gay. Mas sua história é bem interessante. Não a contarei agora, mas encontrei a oração dedicada a este santo e acho que será muito bom ter ela na minha encenação. Imaginam como será levada à cena? Aceito sugestões...

Glorioso mártir são Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão. Hoje nós viemos pedir vossa intercessão junto ao trono do senhor Jesus, nosso salvador, por quem destes a vida. Vos que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que nós sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi a ele por nós para que aumente nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir são Sebastião, protege-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei nossas plantações e nossos rebanhos que são dons de Deus para o nosso bem, para o bem de todos. E defendei-nos do pecado que é o maior mal, causador de todos os outros. Assim seja.

(Tomada de O livro dos santos, de Carolina Chagas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário