sábado, 20 de abril de 2013

VI Encontro Internacional de Mestres e Escolas de Teatro do Equador

A Universidade Central do Equador realizou o VI Encontro Internacional de Mestres e Escolas de Teatro em Quito do dia 1 de abril ao dia 6 do mesmo mês. O evento reúne grupos, companhias, escolas e mestres de teatro de vários países. Este ano o encontro contou com a participação de convidados de países como Equador, Colômbia, Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Costa Rica e Itália.
Fui convidado como mestre e, assim, o projeto O ator em solidão fez parte deste interessante evento. A oficina ministrada foi chamada O ator-autor. Uma proposta para o ator contemporâneo. Nela, foram discutidos vários assuntos, entre eles, a questão da autoria no teatro, a autonomia criativa do ator que prescinde do diretor e a potencialidade do espetáculo unipessoal. Participaram atores e estudantes de teatro do Equador, da Colômbia, da Argentina e da Costa Rica. Foi um espaço de discussão e criação maravilhoso.
O mais destacado desta oficina foi, sem dúvida, o encontro de diversas singularidades. Pegando as palavras de Renato Ferracini, a oficina me demonstrou a potencialidade do espetáculo solo para coletivizar a singularidad.
Nesta postagem gostaria de compartilhar algumas das fotografias tiradas durante a oficina e deixar na mente dos meus leitores, pelo menos, alguns dos rostros que participaram. Agradeço afetuosamente a Jorge Mateus, diretor do Programa de Teatro da Universidade Central do Equador e organizador do evento, pelo convite e pela generosidade.






 








Um comentário:

  1. Estava nesse encontro. Um momento muito importante para pensar a solidão na coletividade. Todos buscando a sua voz de solidão. Parabens Juan

    ResponderExcluir